Linha de Peças




Tudo começou em setembro de 1994 com a aquisição de uma fundição desativada da WEG. No decorrer dos anos o mercado se expandiu e com ele a então Fundição Ícaro iniciou uma série de modificações em sua planta industrial, saindo totalmente do sistema manual para o sistema de produção mecanizada.

No ano de 1996 a Fundição Ícaro adquiriu dois pares de máquinas de moldar, e substituiu os fornos de fusão (cubilo) por fornos rotativos, incrementando sua tecnologia e iniciando a produção de ferro fundido nodular. Em 1997 visando um melhor atendimento aos clientes, a Fundição Ícaro montou um laboratório metalográfico. Ainda no decorrer de 1997 houve a mecanização de todo o sistema de vazamento e desmoldagem, além de adquirir um par de máquinas de moldar para peças de até 100 kg.

No início de 1998 todo o layout da Fundição Ícaro foi alterado visando melhor aproveitamento do potencial dos equipamentos e da mão-de-obra envolvida.

Ainda no mesmo ano, informatizou-se todo o sistema de dados necessários para um melhor e mais rápido atendimento aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores.

A partir de 2000 iniciaram-se alterações na arquitetura e paisagismo, onde adquiriu-se sistema de recuperação de areias e filtros coletores de partículas sólidas em suspensão, isso porque a Fundição Ícaro se preocupa em reduzir o impacto ambiental, gerado pela atividade. No ano de 2003 foi adquirido um espectrômetro de emissão óptica que analisa os elementos químicos que compõe o ferro fundido (C, Si, Mn, P, S, Cr, Mo,Cu, Ni, Mg, Mo, Nb, Ti, Etc.), o que garante ainda mais qualidade. Em 2004, adquiriu-se um Forno a indução, que reduz poluição e custos, este forno substituiu duas unidades de fusão rotativas (de um total de 4). Ainda preocupada com a poluição sonora, a Fundição Ícaro substituiu também duas de suas barulhentas máquinas de moldar pneumáticas, por duas unidades hidráulicas.

Em 2005 foi comprado um novo forno a indução, com isso todos os fornos rotativos foram substituídos, melhorando ainda mais a qualidade de seus produtos, e com menor impacto ambiental.

Ao longo do ano de 2008 a Fundição Ícaro Ltda instalou uma linha de moldagem totalmente automatizada, com capacidade de produção de 70 moldes/hora, substituindo antigas máquinas de impacto e compressão







Localização: Rodovia SC301, Km 6, Itinga, Cidade de Araquari, Santa Catarina; Brasil.